segunda-feira, 13 de outubro de 2014

"Short Dick Man", Gillette

Falemos, mais uma vez, sobre uma das músicas mais emblemáticas do gênero.



"Short dick man" foi lançada em 1995 e converteu-se em sucesso imediato. Por dois motivos: o primeiro é a sua melodia, bem-feita, com uma batida até mais forte do que a de suas contemporâneas. E o segundo, claro, é a sua letra engraçada.

Cabe dizer que, como já dito, a obra é de 1995 - ou seja, antes de termos acesso à internet e à consequente compreensão do significado da letra e da trajetória da artista. Por isso, quando a obra veio à público, não era todo mundo que conseguia compreender o que se falava ali. Os que entendiam contavam aos outros, a piada corria boca-a-boca, mas não se tratava de um conhecimento "institucional", digamos assim. Por isso a música conseguiu prosperar aqui sem reprovações - a ponto de sua artista ir se apresentar no programa infanto-juvenil da Xuxa, o que gerou um vídeo que virou sucesso no Youtube.

Fora do Brasil a música também fez um sucesso danado. Liderou a parada de vendas na França e em outros países. Mas é claro que sua letra não passaria incólume - a censura (não se sabe se imposta ou auto-praticada) motivou ao lançamento de uma versão mais politicamente correta da obra, "Short Short Man".

Artisticamente falando, Gillette não foi muito além disso. Alcançou alguma vendagem com "Mr. Personality", mas nada de muita nota.

Aliás, uma coisa das mais curiosas sobre a cantora é que Gillette não é um nome artístico, e sim seu sobrenome. Curioso, não?

Ficha técnica
Música: 
Short Dick Man
"Banda": Gillette
País: EUA
Época: 1995

É sampler/versão? Não
Apareceu em uma coletânea de rádio brasileira? Não
Minha avaliação pessoal: Legal.

Nenhum comentário: